Hospital São José recebe reconhecimento da ANVISA pelo segundo ano consecutivo.
por Setor de Marketing HSJ
| 04-08-2025

O Hospital São José obteve pelo segundo ano consecutivo alta conformidade nas práticas de segurança do paciente, conforme avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em 2024, o hospital alcançou pleno desempenho na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde com UTI.
Este momento é importantíssimo para nós, pois fomos um de dois Hospitais que receberam este reconhecimento a nível Estadual.
A Enfermeira Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Marlice Röpke, explica que as metas internacionais de segurança do paciente foram avaliadas por meio de protocolos sistêmicos, rotinas aplicadas, treinamentos com as equipes assistenciais, evidências de avaliação de riscos e implementação de medidas preventivas.
A avaliação das práticas de segurança é um processo essencial para garantir a qualidade e a eficácia nos cuidados de saúde. Ela proporciona uma reflexão sobre pontos críticos no processo assistencial e promove práticas preventivas. Este trabalho é possível graças à integração de diversos setores em um único propósito. O reconhecimento nacional das nossas práticas de segurança reforça que o Hospital São José está no caminho certo, incentivando o trabalho em equipe, qualificando a assistência e oferecendo um cuidado seguro aos pacientes.
Nosso hospital conta com 16 coordenadores que fazem parte do Núcleo de Segurança do Paciente, cada um responsável por metas específicas. Esse esforço colaborativo resultou nos resultados positivos que celebramos hoje. Segundo Marlice, cada coordenador desempenha um papel fundamental neste processo. “Somos uma equipe coesa e que trabalha junto, com dedicação e muito empenho para que tudo esteja em conformidade com as exigências. Sem essa união e dedicação este momento não seria possível. Estamos de parabéns, é uma grande conquista para nosso Hospital São José”, comentou.
As metas de segurança avaliadas pela ANVISA incluem: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, melhoria da segurança dos medicamentos, realização de cirurgias seguras, redução do risco de infecções associadas aos cuidados, e prevenção de danos aos pacientes resultantes de lesões por pressão e quedas.
Conforme a Diretora Executiva Neiva Rossa Schaefer, este momento é um marco importante para a história do São José. “Em nossas metas sempre enfatizamos o trabalho em equipe e no HSJ este processo efetivamente acontece. Uma equipe empenhada em garantir a qualidade no atendimento de nossos pacientes e o resultado, não poderia ser diferente. Gratidão a todos os envolvidos”, finalizou.
O evento contou com a presença do Prefeito Vinicius Ventura, Secretária de Saúde do município Marília Dessbesell, Presidente da Câmara de Vereadores de Maravilha, Gilmar Castanha e Vereadores Dirceu Vieira, Mozer de Oliveira e Ademir Unser. Além disso, marcaram presença os membros da diretoria do Hospital São José, bem como os colaboradores envolvidos no processo.