HSJ adquire carrinhos beira-leito para aplicação de medicação
por Setor de Marketing HSJ | 26-12-2025
A Segurança do Paciente no Hospital São José é nossa prioridade e para isso, ela consiste em um conjunto de práticas, protocolos e políticas voltadas à redução de riscos e danos evitáveis durante a assistência à saúde. Seu objetivo é prevenir eventos adversos, como erros de medicação, infecções relacionadas à assistência e procedimentos realizados de forma incorreta, alinhando-se às metas internacionais de segurança do paciente.
Dentro desse contexto, foi desenvolvido no Hospital São José o sistema de checagem e administração de medicamentos com carrinho à beira-leito, idealizado pela farmacêutica responsável Marise Dalmas, em conjunto com a equipe de farmacêuticos, técnicos em farmácia e a direção hospitalar. Essa iniciativa trouxe avanços significativos para a rotina assistencial, promovendo maior segurança, organização e eficiência no processo de medicação.
Os principais benefícios são:
• Maior agilidade na administração de medicamentos;
• Facilitação da entrega conforme a prescrição médica, reduzindo deslocamentos desnecessários da equipe;
• Aumento da precisão e da segurança na distribuição dos medicamentos;
• Organização dos medicamentos por paciente, minimizando o risco de trocas e erros;
• Checagem por meio de código de barras e pulseira de identificação do paciente;
• Mais praticidade no dia a dia hospitalar;
• Suporte funcional, com acesso rápido a todos os materiais necessários para a administração segura da medicação.
Segundo Marise, quando os pacientes percebem que os cuidados prestados são seguros e bem organizados, aumenta-se a confiança no serviço de saúde, o que contribui diretamente para uma experiência mais positiva e para melhores resultados clínicos.
Os carrinhos beira leito atuais, incluem recursos para instalação de computadores e demais dispositivos móveis, tornando mais fácil acessar as informações dos pacientes, desde o check-in do paciente, registros em tempo real de seu tratamento e suas informações ao laudo final, o que traz mais organização e segurança para as instituições médicas e ao paciente.
Diante disso, foram adquiridos 8 carrinhos beira leito, distribuídos e já implantados nos blocos de atendimento (bloco A, bloco B e bloco D). Conforme Marise, foram realizados treinamentos com as equipes de todos os setores para que o alinhamento com a nova tecnologia, bem como a administração de medicação fosse um sucesso.