UTI do Hospital São José cria projeto para simbolizar a recuperação dos pacientes

Nesta quinta-feira (08), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital São José completa 11 anos desde a sua instalação.
Para celebrar a data, a equipe multidisciplinar lançou o
projeto Árvore do Afeto, onde serão deixadas mensagens de apoio e de perseverança
para os pacientes que são internados.
A ação será realizada com o auxílio de pacientes e seus
familiares após a alta da UTI do Hospital São José.
A árvore está representada por meio de uma pintura na parede
da recepção da UTI. O objetivo é simbolizar a recuperação pela árvore, e as
folhas, serão compostas pelas mensagens, as quais vão servir de motivação, uma
forma de repassar força e coragem aos que irão chegar.
De acordo com a equipe “durante o período de tratamento todos passam por grandes desafios e essa ação lúdica buscará comemoração da vitória da alta hospitalar, fortalecendo e valorizando a nova e preciosa vida.”
Durante o lançamento do projeto houve a fala da diretora do hospital, Neiva Schaefer e da enfermeira coordenadora da UTI, Daiane Diesel além das integrantes do grupo de humanização do hospital. Daiane explica a motivação da escolha da árvore para protagonizar o projeto. "Nas reuniões da nossa equipe a gente pensou em uma árvore que brota, uma folha, uma folha que sempre brota e se renova, essa é a mensagem que fica para o próximo paciente é essa e serve para ele ver que muitas vezes essa árvore pode estar sem folha nenhuma, mas ela pode brotar novamente.
A diretora disse que a equipe da UTI é competente e experiência para atender todos. "Hoje nós só temos que agradecer é muita gratidão pelos 11 anos, gratidão pelos que estão e pelos que já passaram", disse.
O ex-paciente Hugo Roque Braun falou aos familiares que estavam presentes e a equipe da UTI Ernani Appelt. "Enquanto estive na UTI aqui em Maravilha as enfermeiras e os médicos foram fantásticos", ressalta. Emocionado disse que é uma experiência para quem passa por uma UTI e mais uma vez disse elogiou a junta médica do hospital e da UTI.